Despertar Cultural

A Academia de Letras e Artes de Caldas Novas

As Letras E a Cultura

A História da Academia
1997/1998 – Ana Maria Junqueira Freire
A cidade de Caldas Novas cultua devidamente os seus valores literários. Exemplo disso é a constituição da Academia de Letras e Artes de Caldas Novas. A Academia teve a proposição de criação em 31 de agosto de 1990 pelos professores Álvaro Catelan e Genesco Bretas, além de Oscar Santos e Enoc Corrêa, e reúne pessoas que devotaram parte de sua vida à educação e à arte literária, sendo oficializada em 21 de outubro de 1990.
A Academia de Letras e Artes de Caldas Novas permite recuperar a tradição instaurada desde 1916, quando existiu nesse município o Grêmio Literário Recreativo Minerva. Esse grêmio visava despertar os jovens para a prática da leitura.
A cultura local nessa época encontrou em Orcalino Santos, Pedro Branco de Souza, Mestre Orlando Rodrigues da Cunha, Cyro Palmerston Guimarães, Pedro Celestino da Silva, José Virgiliano do Carmo, João de Ozeda Ala, Odilon de Souza, José Theóphilo de Godoy, os primeiros incentivadores e mecenas das artes literárias da cidade.
Outro grande destaque literário de Caldas Novas foi Maria Cândida de Godoy. Filha de Juca de Godoy e Dona Béssie Borges de Godoy, tornou-se a melhor declamadora de poemas da cidade, chegando mesmo a fazer um curso de Declamação no Rio de Janeiro. Por ter uma memória privilegiada e disciplinada, contava histórias e estórias de Caldas Novas de forma totalmente despretenciosa e natural. Desta mesma linhagem de intelectuais, Caldas deu a Goiás a sensível e modesta figura do Professor Bretas.
Genesco Ferreira Bretas nasceu em Caldas Novas em 1911. Foi professor da Universidade Federal de Goiás e um dos maiores estudiosos da história da Educação no estado, além de ter sido um dos pioneiros na implantação dos cursos de educação na UFG e na Universidade Católica de Goiás. Nesse sentido, vale relacionar sua obra História da Instrução Pública em Goiás, livro fundamental para os estudiosos de História. Oscar Santos é outro nome de destaque na história de Caldas Novas.
Além de político, era reconhecido por sua memória invejável e por personificar o zelo pela memória histórica de Caldas Novas. Juntamente com Celso de Godoy, fundou o primeiro jornal editado na cidade, denominado O Kró. Este jornal circulou por cinco anos na cidade, na década de 30. Celso de Godoy, outro importante incentivador das artes e da literatura em Caldas Novas, merece um especial destaque. Formado em Odontologia e Farmácia em Uberaba, era o maior responsável pelo setor da saúde em Caldas Novas, visto que mantinha sua atividade de farmacêutico e dentista. Mesmo assim, nunca se descuidou das letras, tornando-se jornalista e incentivador da Academia de Artes de Caldas Novas. Leitor assíduo, chegou a ter uma biblioteca com mais de oitocentos títulos.
1990/1992 - Professor Alvaro Catelã
A primeira diretoria da ALACAN teve problemas para achar i,a sede para se instalar, fazer suas reuniões ou para montar uma pequena biblioteca. Foram inúmeras as tentativas como a Biblioteca Municipal e o Casarão, mas nenhum encontrava-se adequado.
1993/1994 - Maria Candida de Godoy
A segunda diretoria teve como presidente Maria Candida de Godoy e colaboração de Estavão Heglevich, Alirio Afonso, Ana Cristina Elias, Enoc Correia da Silva e Oscar Santos. Para resolver o problema da Falta de sede a presidente ofereceu a sua própria casa para abrigar a Academia. Nas duas primeiras gestões foram feitas exposições de artes, lançamentos de livro, um concurso de antologia poética e houve a participação da Academia de Letras e Artes em quase todas as solenidades oficiais do município. Em 1994 a Alacan resolveu ampliar o numero de acadêmicos para 40 membros.
Foi feito o comunicado público e dentre os que se habilitaram foram eleitos por voto secreto no dia 17 de novembro de 1994 os seguintes membros que Foi feito o comunicado público e dentre os que se habilitaram foram eleitos por voto secreto no dia 17 de novembro de 1994 os seguintes membros que ocuparam as cadeiras de numero 22 a 26 – Adelina Camargo Neira (Escultora); Carlos Roberto de Albuquerque Lima (Escultor e Escritor); Hilton de Aquino (Escritor); Marilda Morais e Menezes (Escritora e Pintora); Marcos Antônio de Farias (Músico); Maria Izabel Corbett de Albuquerque Lima.
Após a posse dos novos membros foram feitas as novas eleições e foi escolhida, por voto secreto a terceira diretoria com mandato de dois anos (1995 a 1996), sendo Carlos Albuquerque com presidente e os diretores: Maria Cândida de Godoy, Enoc Correia da Silva, Marilda Menezes, Adelina Camargo Neira e Marcos Farias.
1995/1996 – Carlos Roberto de Albuquerque
Com a mudança de residência de Maria Candida de Godoy, a Academia de Letras mudou de sede e ficou instalada no TECA. Na gestão dessa diretoria fora criada em Março de 1995 em parceria com o TECA – Templo da Ecologia e das Artes o Jornal “Letras, Ecologia e Artes – Caldas Novas, com tiragem de 1500 exemplares, tendo sido editados 8 títulos em um ano. O primeiro ano dessa diretoria foram realizados diversos eventos e teve a participação de Membros da Alacan em vários eventos, como jurados em concursos de redação, poesia, pintura de murais e desenho. Foi realizada a participação efetica da entidade na noite Cultural do Sesc, e a Semana Cultural do TECA. Foi realizada a posse dos acadêmicos Genesco Bretas e Estevão Keglevich na Academia Brasil Central de Letras e Artes de Uberlândia. Diversos Membros foram premiados e reconhecidos.
1997/1998 – Ana Maria Junqueira Freire
No mandato de Ana Maria Junqueira foram diversos eventos realizados como o lançamento de livros e ainda o Integrarte.
1999/2000 – Dr Hilton de Aquino
Hilton de Aquino fora responsável por realizar em seu mandato o Projeto Academia de Letras e Artes nas Escolas e ainda três exposições sendo uma no Banco do Brasil e outra na Caixa Economica Federal, além de participar ativamente do Lançamento do Livro de Cristiano Luiz de Jesus.
2001/2002 – Joseph Rennie Woody Jr.
Nesse novo mandato foram empossados novos membros como Cristiano Luiz de Jesus, Maria Ligia Coura Woody, José Orlando de Lacerda e de Pedro Índio além de Alejandro Arce Mejia. Foram realizados eventos importantes como
2003/2005 – Marcos Antônio de Faria
2006/2007 e 2008/2009 - Helia Pereira de Jesus
2010/2011 – Francisco Albery Mariano
Em 2010 assume Francisco Albery Mariano como presidente da Academia de Letras e Artes.
2012/2013 – Marilia Nubile
2014/2015 – Reni Naves dos Santos
A Academia de Letras e Artes de Caldas Novas, através de sua diretoria vêm realizando inúmeros trabalhos desde o final do ano de 2014 onde foi em busca de novos projetos e esse ano foi reformulando os projetos para inovações em busca de antigos acadêmicos que estavam afastados da mesma, por diversos motivos, além de visar uma sede para que pudesse abrigar os seus diversos trabalhos prestados para a cultura e as artes locais, e através de uma equipe afinada vem conseguindo essas realizações.
Outubro – Dia 20 de outubro de 2014 aconteceu a Posse da Nova Diretoria da ALACAN, tendo como presidente empossado o escritor Reni Naves dos Santos.
Dia 26 de outubro de 2014, aconteceu a reunião do Presidente da ACADEMIA com o prefeito Evandro Magal, solicitando um espaço para a ALACAN.
– 10 de Novembro de 2014 – Inicio da Organização das Instalações com Limpeza, Instalação de Padrão de Energia Elétrica da CELG, Pintura, Preparação da Exposição das Esculturas e das Obras de Artes.
Dia 16 de novembro de 2014 – Matéria Realizada na TV Gazeta pela Jornalista Adriana Martins no mês de novembro.
Dezembro – Dias 10 e 17 de dezembro de 2014 – Sarau ao cair da tarde – Com o Musico Alejandro Mejia.
– 15 de dezembro de 2014 – Apresentação Stella Maris na Praça Mestre Orlando
– 20 de dezembro – Apresentação de Natal na Praça.
Janeiro de 2015 – 06 de janeiro de 2015 – Falecimento do Academico Idarim Amorim, cadeira numero 17 com homenagen
20 de janeiro de 2015 – Entrega de várias obras dos acadêmicos Chiovatto e de Albuquerque no Espaco Cultural.
Dia Fevereiro – 2015 – Visita ao Ministério Público do Presidente Reni Naves e do Acadêmico Cristiano Luiz de Jesus, para apresentação de respostas ao questionamento sobre a presença da Academia no prédio do Espaço de Exposições.
– Matéria da TV Caldas com Alcione Santos, sobre visita do CRAS.
– Ao todo foram mais de 20 publicações no Jornal EMais Noticias.
– 10, 11 e 12 de fevereiro de 2015 visita do CRAS – e do Sistema de Convivência (Antigo Peti)..
– No dia 10 de fevereiro os Idosos do CRAS foram recepcionados por artistas e escritores que possuem obras no espaço – O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que desenvolve atividades com grupos de 3ª idade em Caldas Novas, realizou uma visita especial à Academia de Letras e Artes de Caldas Novas (Alacan). Escritores e artistas plásticos receberam o grupo e apresentaram suas principais obras, que estão expostas no local. O encontro aconteceu
– 25 de fevereiro – Visita do Presidente da Alacan ao acadêmico Alvaro Catelã, em Goiânia.
– Reunião com Secretário de Turismo, Ivan Garcia, Fábio Haesbart, Geólogo e a Academia de Letras e Artes de Caldas Novas, com a presença de Reni Naves, presidente; Carlos Albuquerque, Escultor, Júlio Cesar Chiovatto, Escultor, Cristiano de Jesus, Escritor e Jornalista. Reunião na manhã dessa Segunda Feira, 2 de fevereiro. Durante a reunião foram discutidos assuntos pertinentes a parceria com a Secretaria Municipal de Turismo e a Academia de Letras e Artes, quanto a futuros projetos para a visitação turística na Academia de Letras e Artes sendo realizado um projeto temático feito pelo Geólogo Fábio Haesbart, contando a história de forma temática sobre as Águas Termais e Caldas Novas, projeto que
– Matéria agradecendo ao prefeito Evandro Magal
– Primeira Assembleia Ordinária da ALACAN DE 2015
Fevereiro de 2015
– Reunião com Ministério Publico dia
– Primeira Assembleia Ordinária da ALACAN DE 2015
– Grupo da 3ª idade visita Academia de Letras
– Foi realizada na noite da última sexta-feira, 13 de março de 2015, a Assembléia Ordinária da Academia de Letras e Artes de Caldas Novas, ABRIL – No dia do último dia 17 de abril, O prefeito Evandro Magal e a Secretaria de Cultura de Caldas Novas realizou a entrega da restauração do Casarão dos Gonzaga, e a Academia de Letras e Artes de Caldas Novas esteve representada pela diretoria atual, na pessoa do seu Presidente o Escritor Reni Naves; pela musicista e professora, Stella Fleury, que é a atual Secretária da Academia, também pelo Artista Plástico Antônio Junqueira, e pela professora Gabriela Azeredo onde aconteceu exposição de livros
– No último dia 30 de abril de 2015, foi realizado no Salão Nobre da Academia de Letras e Artes de Caldas Novas foi realizada a Sessão Extraordinária para dar posse a novos membros eleitos, Lanivaldo José Mendes, Cadeira nº 17, Leônidas Barros de Castro, Cadeira nº 34 e Membros Correspondentes: Jales Rodrigues Naves e Heloisa Bufáiçal Brandão. E o evento contou com a presença de vários acadêmicos, autoridades e convidados.
Maio – Dia 29 de maio de 2015 acontecei Sessão Ordinária, a realizada, às 20:00, onde Na Pauta estava o Projeto do Concurso de Redação sobre a História da Cidade de Caldas Novas até o ano de 1920, a ser realizado nas escolas do Município. b) Projeto Reminiscências (Exaltação dos vultos fundadores da cidade de Caldas Novas). c) Discussão sobre a Sede Definitiva da Alacan. Complementação dos Cargos da Diretoria. – O presidente da Academia de Letras e Artes de Caldas Novas, Reni Naves dos Santos, recebeu Moção de Aplausos na última sexta-feira, dia 29 de maio, durante reunião da entidade. A Homenagem foi realizada pelo Vereador Cláudio Costa, PMDB, que segundo o mesmo, mostra a importância da ALACAN para toda a sociedade.
Junho – A Musicista Stella Fleury Curado, da Academia de Letras e Artes de Caldas Novas esteve realizando uma apresentação durante o evento pela erradicação do trabalho infantil na tarde do último dia 8 de junho. Trabalho este mostrando os talentos que existem na Academia de Letras que estão dispostos a trabalharem pela cidade de Caldas Novas!!! Talento da Academia de Letras e Artes de Caldas Novas em apresentação no evento pela Erradicação Infantil
– Dia Transferencia da Alacan para a nova sede que fica na Avenida Coronel Bento de Godoy, 1140 – Sala 02 (Ao lado da Rádio Thermas FM, Próximo ao DEMAE) dia
– Sessão Ordinária dia 26 de Junho
– O Acadêmico Professor Jean Jardim escritor e personalidade da cultura de Goiás foi recebido pelos Acadêmicos Stella Fleury e Alejandro Mejia. E visitou a Academia de Letras e Artes de Caldas Novas, em que expõs seus livros e fez doação para o acervo da ALACAN, onde é reconhecidamente um dos maiores escritores do Brasil e participa de Congresso no Chile. O escritor ficou entusiasmado com os projetos da Academia, e se propôs a auxiliar a entidade no que concerne a cultura e a literatura. O presidente Reni Naves agradeceu e propôs estreitar as relações.
– A ALACAN no segundo semestre de 2015 iniciou a reformulação da estrutura administrativa, modernizou todo o procedimento de informação aos acadêmicos e às pessoas interessadas em conhecerem a entidade, por meio do Site, de matérias em jornal, da Rádio Thermas FM e também das redes sociais, por meio de seu Watzapp, do Twitter e do Facebook. A Academia de Letras está estudando parcerias para realizar projetos junto com o Convention Bureau e com a Secretaria de Turismo do município.
Agosto – A Secretaria Municipal de Cultura de Caldas Novas promoveu no dia 28 e 29 de agosto, a I Conferência Municipal de Cultura. O evento teve uma extensa programação com shows musicais, oficinas, debates, exposições e lançamento de livros.
Setembro – no dia 10 de setembro foi realizada a conclusão da Eleição do Conselho da Cultura onde foram eleitos os Acadêmicos Reni Naves dos Santos como Membro Titular e Cristiano Luiz de Jesus como membro suplente.
No dia 17 de setembro de 2015, às 20:00, foi realizada no salão Nobre da entidade, para deliberar sobre assuntos de extrema relevância. A sessão contou com a presença do professor Gil Barreto de Goiânia e de vários acadêmicos e convidados!!!
– Outubro
– Aconteceu nos dias 4 a 9 de Outubro de 2015 o Encontro Nacional de Águas no Centro de Convenções Di Roma e a ALACAN esteve representada com exposições de livros e obras de artes, alem da presença do Presidente da Entidade Reni Naves e de outros acadêmicos.
Novembro – dia 21 de novembro de 2015 a Academia de Letras e Artes de Caldas Novas foi homenageada em Goiânia à nível internacional durante o I ELAC 2015. ENCUENTRO LATINO-AMERICANO DE CULTURAS, na pessoa de seu presidente Dr. Reni Naves dos Santos, e da confreira Heloisa Bufaical, com a comenda DOMI CULTURA, com entrega de certificado. Comenda essa sob indicação do Professor Jean Jardim.Estiveram presentes ao evento diversas autoridades políticas e culturais do Estado de Goiás.
– 27 e 28 de novembro A Academia de Letras e Artes de Caldas Novas, esteve apoiando a III Mostra Caldas de Cinema, que foi realizada no Casarão dos Gonzaga. O evento foi realizado pela 7 Vídeos, pelo cineasta Edson Correia. Durante o evento a ALACAN contou com duas tendas onde foram realizadas exposições de escultura, pinturas e com um espaço literário com vários livros de autores da Academia de Letras
– Dia 28 de novembro, às 16 horas houve um momento cultural na Mostra de Cinema para os membros da Academia de Letras e Artes de Caldas Novas, que recebeu o ilustre Prof. Jean Jardim, ‘Embaixador da Paz’/CONBLA, O Professor foi recebido por vários acadêmicos, dentre eles o Presidente Reni Naves, Secretária de Cultura de Caldas Novas, Gabriela Azeredo Santos, a Confreira Stella Fleury, Confrades Cristiano de Jesus, Antonio Junqueira, e também pelo Júnior, alem do Cineasta Edson Correa e Membros do Fica.
– No dia 28 de Novembro, aconteceram também apresentações Culturais do Confrade Cristiano Luiz de Jesus foi homenageado pelo Professor Jean Jardim, através de declamação de poesia acompanhado ao piano pelo confrade Alejandro Mejia do com leitura de poema do livro e o mesmo foi feito pelo professor Jean Jardim que homenageou o confrade Cristiano de Jesus com leitura de poema do livro Serenidades e acompanhado pelo musico Alejandro Mejia. Em seguida a professora a Confreira Gabriela Azeredo onde ela leu um poema do Professor Jean Jardim
– dia 10 de dezembro A Academia de Letras e Artes participou da Entrega de livros na Biblioteca Municipal com a presença de Jean Jardim, de Goiânia, da professora e Poetiza Goiana presidente da Academia de Letras de Piracanjuba e contamos com a presença dos Acadêmicos na Reni Naves dos Santos, Presidente da ALACAN e da Confreira Stella Fleury, Secretárfia da entidadde na Solenidade.
– Foi realizado em Caldas Novsa o Festival de Escultura
– A Academia de Letras e Artes de Caldas Novas foi representada através de Palestra do Acadêmico Cristiano de Jesus no Pro jovem, programa do Governo do Estado
– Projetos Aprovados atravez da lei Goiazes –
– Da Academica Heloisa Bufaical de Leitura;
– Do Professor Gil Barreto – do Festival Literario; E foi aprovado em primeira instancia o Projeto Literatura Goiana para Caldas Novas- de Larissa
– Visita do Presidente da Alacan, Reni Naves dos Santos à FLIP – FEIRA INTERNACIONAL LITERARIA DE PARATI.
– Modernização do Site da Academia com a Instalação da Loja Virtual para todos os Acadêmicos interessados em divulgar suas obras.
2016 - Stella Maris Fleury
Dia 10 de dezembro de 2016 – Diplomação dos Diretores e Confraternização. Acadêmicos da ALACAN presentes a este Evento de Confraternização: Reni Naves, Toninho Jyunqueira, Heloísa bufaiçal, Magda Carrijo, Iraci cardoso, Cristiano de Jesus, Stella Fleury, Cleuza mariano, Zadir Campos, Carlos Albuquerque, Alejandro Mejia, Albery Mariano, Hélia PJ... Retreta Cultural realizada pela Academia de Letras e Artes de Caldas Novas A Academia de Letras e Artes realizou na última quarta feira a primeira Retreta Musical no Restaurante Girassol e contou com as presenças ilustres de Antônio Couto de Andrade, membro de Academia de Letras em Minas Gerais, de Reni Naves dos Santos, de Stella Maris Fleury,e de outros academicos. Durante o evento houve declamação de poesias, musicas e momentos de descontração.
EVENTO ALACAN 18/03/2017
ALACAN - Cerimônia Posse Diretoria 2017/2018 - TV Hot News
Dia 18 de Março acontecerá a Mostra de Artes Expressões Contemporâneas Olhares Goianos e no ato também será realizada a Solenidade de posse oficial da Presidência da Academia de Letras e Artes de Caldas Novas. A Sessão Solene acontecerá no EcologicVille, às 20 horas. Senhores Acadêmicos. Levar Pelerine. Presidente da Academia de Letras de Caldas Novas participa de recepção ao Embaixador da Bélgica em Goiânia Dirk Loncke. A presidente da Academia de Letras e Artes de Caldas Novas, a musicista Stella Fleury esteve na noite da última quinta feira, 23 de março em Goiânia participando de um coquetel na sede da Aliança Francesa de Goiânia, que aconteceu no ultimo dia 23 de março, quinta-feira, às 19h30, Durante o evento esteve presente a Diretora da Aliança Francesa de Goiânia Dinah,a Fotógrafa e Cineasta Eliane de Castro, e o Embaixador fora presenteado com foto de Eliane de Castro e a presidente da ALACAN na oportunidade presenteou o embaixador com escultura do Acadêmico Carlos Albuquerque. A diretora da Aliança Francesa de Goiânia, Dinah também foi presenteada com uma escultura de Carlos Albuquerque. Antes, às 19 horas, o Embaixador proferiu a palestra ”L’union fait la force: La contribution belge au multilatéralisme”, em francês, por ocasião da Semana da Francofonia.
A Presidente da Academia de Letras de Artes de Caldas Novas foi premiada em Goiânia na noite de ontem, 30 de março de 2017, como Mulher Empreendedora premio concedido pela Vasco Promoções, às mulheres de destaque em Goiás. Stella Fleury é Musicista e atualmente ocupa o cargo de presidente da Academia de Letras e Artes de Caldas Novas. Também receberam o Título a Escrita e Acadêmica Cleuza Mariano, esposa do Acadêmico Francisco Albery Mariano e Eliane Bueno Esposa do Acadêmico Reni Naves dos Santos. José Guilherme Schwames do Programa pelos Bares da Vida, teve presente no evento. Parabéns pela conquista.
Na tarde de ontem, 06 de abril, o CMEI São Miguel Arcanjo. recebeu uma visita especial. As Acadêmicas Zadir Campos e Stella Fleury foram levar Ovos de Páscoa para as crianças daquela instituição e elas foram recebidas com festa, pela equipe coordenada pela Diretora Denilza Rocha e pela coordenadora Ana Lúcia Florêncio, também pelas professoras. O momento foi de alegria que fora notada no brilho dos olhos e no sorriso das crianças. A Academia de Letras parabeniza sua acadêmica Zadir Campos pelo apoio dado na realização de mais esse projeto social realizado pela ALACAN.
Dia 25 de Abril O quinto lançamento de Cristiano Cristiano Luiz De Jesus onde mais uma vez se destaca neste livro COMO TRANSFORMAR UM FUSCA VELHO NUMA FERRARI...
O prefeito Evandro Magal recebei na manha dessa sexta feira dia 5 de maio a presença de mais de 40 pessoas em seu gabinete, entre elas o deputado federal João Campos, o secretário de Estado, Mauro Faiad, o vice-reitor Tasso: o propósito é único: trazer a UFG para nossa cidade. Também estiveram presentes a Presidente da Academia de Letras e Artes de Caldas Novas Stella Fleury, a Secretária e Cultura Gabriela Azeredo Santos, Karla Perez, presidente do Conselho Municipal de Cultura e av irmã Elisa Ferreira. O processo de vinda da UFG para Caldas Novas abre novas fronteiras culturais unindo se a todas as faculdades já existentes na nossa cidade bem como as outras que ainda virão.
09 de maio - Academia de Letras participa da comemoração dos 29 anos do Município de Rio Quente Na noite da última quinta-feira, 11 de maio, em comemoração ao aniversário de 29 anos de emancipação política do município de Rio Quente foi inaugurado o Centro Cultural daquela cidade e contou com as presenças da presidente Stella Fleury. Academia de Letras e Artes de Caldas Novas de Acadêmicas Helia Pereir de Jesus e Magda Carrijo, juntamente com seu esposo Eduardo Pena. O prefeito João Pena é a primeira dama, ao lado da secretaria de Turismo Rita. A presidente da Academia de Letras e Artes de Caldas Novas foi convidada para realizar um trabalho com as crianças no Coral e as Acadêmicas Hélia Pereira de Jesus e Magda Carrijo foram convidadas pra fazerem um trabalho filantrópico com as crianças, aulas de pintura.
11 de maio de 2017
Academia de Letras participa da comemoração dos 29 anos do Município de Rio Quente Na noite da última quinta-feira, 11 de maio, em comemoração ao aniversário de 29 anos de emancipação política do município de Rio Quente foi inaugurado o Centro Cultural daquela cidade e contou com as presenças da presidente Stella Fleury. Academia de Letras e Artes de Caldas Novas de Acadêmicas Helia Pereir de Jesus e Magda Carrijo, juntamente com seu esposo Eduardo Pena. O prefeito João Pena é a primeira dama, ao lado da secretaria de Turismo Rita. A presidente da Academia de Letras e Artes de Caldas Novas foi convidada para realizar um trabalho com as crianças no Coral e as Acadêmicas Hélia Pereira de Jesus e Magda Carrijo foram convidadas pra fazerem um trabalho filantrópico com as crianças, aulas de pintura.
6 de junho
Academia de Letras e Artes apoia o dia do Meio Ambiente A Academia de Letras e Artes estará participando ativamente das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente que está sendo comemorado pela Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Lazer, por meio de apoio ativo dentro do seu projeto Trilha com Letras e Artes, "Geração Consciente" que estará sendo realizada amanhã, dia 6 de junho, no Ecollogic Ville da Rede Vivence Hoteis, que também está participando e apoiando essa obra por meio de seu Gerente Alexandre Callegaro. O Projeto que está sendo realizado também por meio do Projeto Tom e Isa visa incentivar as criancas na coleta correta do lixo e na Educação Ambiental. A presidente da Academia de Letras e Artes de Caldas Novas, Stella Fleury tem participado ativamente nesse intuito de incentivar essas atividades.
09 de junho -
Caldo Cultural da Biblioteca Municipal Josino Bretas contando com a presença de inúmeros Acadêmicos da ALACAN como a Presidente Stella Fleury Heloisa Bufaical Zadir Campos Marcos Cunha Carlos Albuquerque Marcos Farias Antonino Gonzaga.
CADEIRA - OCUPANTES -PATRONOS
01--ANTONIO GHIZE---- ANDRÉ ALA FILHO
Zadir Campos da Silva, Nascida em 5 de janero de 1937, em Rio Verde – Goiás; é Psicologa e aposentada pelo Tribunal de Contas de Goiás, Alfabetizada aos cinco anos de idade foi aluna do Colégio Diocesano de Rio Verde, também foi aluna do Lyceu em Goiania, Fez curso de Matemática Moderna, Geografia e História, tem o curso de Filosofia, astrologia cientifica em São Paulo, no ano de 1987, fez Numerologia, Grafologia, Extensão em Gestalt, Curso de Terapia de Vidas Passadas, em 1986. Formada em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás. É membro Fundadora da Associação Brasileira de Terapia de Vidas Passadas. E membro fundadora do Instituto de Vivências Passadas, Membro da Excelsa Ordem Rosa Cruz, Exerce a profissão há 22 anos, com consultórios. É colaboradora do Jornal E Mais Notícias Artista Plástica Conselheira do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Caldas Novas e do Conselho do Idoso. Presidente e Vice-presidente do Clube da Melhor Idade Flor da Serra em Caldas Novas. Autora do Livro – Terapia de Vidas Passadas
02--ISRAEL DE AQUINO—
CIRO PALMERSTON R. GUIMARÃES
Magda Lúcia Fernandes da Silva Carrijo
- Nascida na cidade de Morrinhos, em 9 de maio de 1965, Filha de Ivon Rodrigues Fernandes e Mariana Maria da Silva Fernandes. Transferiu-se para a cidade de Caldas Novas no ano de 1996, onde fundou a empresa Carrijo Contabilidade. Mãe de 3 filhos. Graduada no curso de Bacharel em Direito pela Faculdade UNICALDAS. Técnica em Contabilidade pelo Colégio Estadual Silvio de Mello. Experiencia de 20 anos na aárea contabil. Exerceu o cargo de Secretária Municipal de Finanças. Especializada nas artes de óleo sobre tela, com mais de 400 trabalhos reconhecidos por empresa de nome como Grupo Di Roma, onde o mesmo adqquiriu mais de 250 telas para decorações de seus empreendimentos. Possui trabalhos diversos espalhados por vários paises, como Austria, França, Itália, Portugal, Ducado de Luchemburgo, e Suiça. Participou da exposição do Lions Clube no SESC no ano de 2013.
03--SONIA MARIA FERREIRA----------------
MAJOR VICTOR DE OZEDA ALA
Ocupante - Sonia Maria Ferreira
Sônia Maria Ferreira, é natural e Orizona - Goiàs. Filha do Folclorista e Lider Comunitário Joaquim Luiz Ferreira e da Artesã Leolina Gonzaga Ferreira. E formada em Letras Neolatinas e em Orientação Educacional pela PUC do Rio de Janeiro. É especialista em Dinâmica de Grupos Comunitários e em Psicometria. Pertence à União Basileira de Escritores, Seção Goiás. É fundadora e presidente do Centro de Cultura da Região Centro-Oeste. Vice-presidente da Academia de Letras e Artes de Trindade e Coordenadora Geral da Acadeia Goiana de Letras. É autora de publicações educacionais, destacando-se dentre elas, Escolas-Comunidades para Áreas Rurais. Coordenadora do Grupo Popular João de Barro. Fundou o Voltante Literário de Orizona - VOCLIO, a Associação de Orientadores de Goiás e a Associação de Pós Graduação da PUC do Rio de Janeiro. Atividades realizadas - Professora Universitária no CEUB - Brasília - Área de Educação e Psicologia; Tecnico em Pesquisa e Planejamento Educacional; Consultora Educacional do Ministério da Educação; Autora de Diversos Projetos Culturais. Merece destaque de divulgação do Turismo e Cultura do Centro-Oeste Brasileiro nos países neo-latinosda Europa, bem como Inglaterra. Poetisa e é autora de vários livros. dentre eles: Bucólica e Janela de Campo Formoso.
04---- ALÍRIO AFONSO DE OLIVEIRA
LEODEGÁRIA DE JESUS
Alirio Afonso de Oliveira Cadeira 04
Co-Autor do livro “Imprensa Goiana, Depoimentos para a Sua História”, Co Autor do Guia Turístico de Goiás – 1968; Autor do roteiro do filme de curta metragem em 6 mm Goiania – 38 anos – Onde a primavera é Eterna. Nascido em 28 de julho de 1930, Jornalista Formado, aposentado pela prefeitura Municipal de Goiania Ex-chefe do Gabinete da Secretaria do Trabalho e Ação Social (1965) Ex-Assessor Chefe da Imprensa da Prefeitura de Goiania (70-75). Presidente da Associação Goiana de Imprensa em três mandatos – 65, 68 e de 74 a 77. Autor de Crônicas e Artigos em Jornais goianos. Participou de Congressos e Seminários, Conferencias. Membro da União Brasileira de Escritores. Participou de Inúmeras Conferencias Nacionais de Jornalistas. É cidadão Honorífico de Goiania
05---VALDECY DE SOUZA LIMA- OFÉLIA SOCRATES N. MONTEIRO
Marcos Antônio Martins da Cunha, 59 anos, casado. Nascido em Goiânia,Residente na cidade de Caldas Novas há 17 anos, pai de 2 filhos. Musico e poeta. Formado em Ciências Imobiliárias pela UEG. Curso incompleto de Direito pela Unicaldas e Economia pela PUC. Empresário do ramo de Imobiliária. Presidente do Rotary por 2 mandatos.
06---GENESCO FERREIRA BRETA-CEL. BENTO DE GODOY - Francisco Albery
📷Nasceu em Santana do Acaraú (CE), em 1° de abril de 1939. Advogado, professor, escritor e poeta. Conselheiro da Academia Brasileira de Arte, Cultura e História – SP, ex-Presidente da Academia de Letras e Artes de Caldas Novas-GO, Acadêmico Suplente da Academia de Letras do Distrito Federal, Sócio do Clube dos Pioneiros de Brasília, desde 10 de janeiro de 1960, Cidadão Caldas-novense, Assessor Jurídico (8 anos) na Câmara dos Deputados do DF, Benfeitor Precursor do Museu do Casarão-Caldas Novas – GO; ex-aluno da Escola Superior de Magistratura do TJDF, Sócio Benemérito da Casa do Ceará em Brasília; Comissário de Menores do Distrito Federal; aposentado como Diretor do Tribunal Regional do Distrito Federal e como professor da Secretaria de Educação do DF; membro da Associação Nacional de Escritores; membro conselheiro da Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura-SP, Agraciado com o Barrete, com cinco Comendas Registradas no Grau de Comendador. Homenagens recebidas; 2010 – Colar José Bonifácio de Andrada e Silva; Comenda Dom Pedro I; 2011 – Medalha Histórica Pedro Álvares Cabral, Comenda Joaquim José da Silva Xavier “Tiradentes”, Comenda Mérito Profissional na Área Ciências Jurídicas; 2012 – Medalha Marechal Deodoro da Fonseca- Alagoas; 2013 – Gran Colar Dom Pedro I no Grau Cavaleiresco de Comendador Medalha Cívica da Ordem dos Nobres Cavaleiros de Brasília – Comenda Saint Hilaire – Comenda Gran Cruz de Pioneiro, 2014 – Diploma da Santa Cruz do Homem de Nazaré, Comenda Gran Colar Tiradentes. Biografia: A arte profissionalizante, 1978; A história da Mecanografia, 1985; Função específica da Mecanografia, 1985; Deixe cair o manto de sua vida, 2009; Participações: Brasília 50 anos de Ceará, 2010; Brasília 50 anos – Sua História e seus Monumentos, 2010; Coleção Jovem Brasileiro – Arte e Cultura (Paraninfo), 2011; Caldas Novas 100 anos de Cícero Campos, 2012; Caldas Novas 100 anos da ABACH (paraninfo), 2012; Brasil de A a Z, 2013; Goiânia 80 anos (Exaltação a Goiás), 2013; 50 anos Casa do Ceará, 2013. Livros Encadernados: Livro I – Títulos de Honra ao Mérito; Livro V – Composições Poéticas; Livro VII – Biografia – Brasília 50 ano; Livro IX – Museu do Casarão; Livro X – Literatura, Poesias e Outros; Livros 01 a 04 – Certificados, Diplomas e Outros;Livro XLI e XLII – Acadêmicos; Livro XL – Gestão na Presidência da ALACAN Troféus recebidos: Poeta Escritor do Município de Caldas Novas-GO; Escritor Pioneiro do Centenário de Caldas Novas; O Pioneiro Lutador – Brasília-DF; Amigos e Parceiros – Goiânia, GO; SC Destaques – Personalidade Jurídica; Troféu Persona – Goiânia,GO; Troféu Arara – Araguari, MG; O Jovem Imortal da ALACAN; Menorah – Símbolo de Jerusalém-Israel; Melhores do Ano-Personalidade e Destaque Cultural 2010,2011,2012 e 2013; Selo Comemorativo do Centenário de Caldas Novas-GO;Troféu CEJA- Caldas Novas; Troféu Pequi- Escritor Destaque – Goiás;Troféu Cerrado-Escritor de Goiás; Destaques: Personalidade da Folha Patense-Patos de Minas, MG; Poeta Cearense-1º Encontro dos Escritores na Casa do Ceará em Brasília; Autor do Acróstico ”Conselheiros da ABACH”; Autor dos Poemas: Casarão, Centenário de Caldas Novas, Exaltação a Goiás, Minha Musa e JK e Adirson Vasconcelos, Co-autor da letra do Hino do Colégio Educador de Caldas Novas-GO, Quem Sou? e Sou fã de um Acróstico. Reportagens: Revista Melhores do Ano; Revista Performance; SC Destaques; Viaje-A mão e a luva; Revista Máxima; Jornais: CNNotícias; E+Notícias; Jornal CHROMOS; Jornal Boas Novas; Jornal Casa do Ceará em Brasília; Jornal Sociedade Patense; Jornal Cearense ”O Povo”; 32 Livros encadernados na Gestão como Presidente da Academia de Letras e Artes de Caldas Novas-Goiás.
07--LUIZ DE AQUINO—
LUIZ GONZAGA DE SOUZA
📷Cadeira 07 – Luiz de Aquino Alves
Luiz de Aquino Alves Neto nasceu na cidade de Caldas Novas, no dia 15 de setembro de 1945, filho de Israel de Aquino Alves e de Hélia Borgese de Aquino Alves. Iniciou seus estudos em sua terra natal, na Escolinha de Dona Vanda Rodrigues da Cunha, concluindo o curso primário na Escola Evangelina Duarte Batista, em Marechal Hermes, no Rio de Janeiro. Ainda, no Rio, fez o ginasial no Colégio Pedro II, onde iniciou o clássico; transferindo-se para Goiânia, concluiu o curso no Liceu de Goiânia. É formado em Geografia pela Universidade Católica de Goiás e especialista em Educação (Docência do Ensino Superior) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/Exército Brasileiro. Funcionário de carreira do Banco do Estado de Goiás, onde se aposentou. Professor de Geografia nos antigos cursos Ginasial e Colegial (Científico e Clássico) no Colégio Estadual Dom Abel (Setor Pedro Ludovido) , no Liceu de Goiânia e no Instituto Presbiteriano de Educação. Jornalista Profissional - repórter em diversos jornais goianos e escreve crônicas e artigos para o Diário da ­Manhã (de Goiâna) e para o jornal eletrônico O Liberal, de Cabo Verde. É membro da Academia de Letras e Artes de Caldas Novas; da Academia Pirenopolina de Letras, Artes e Música; da Academia Aparecidense de Letras; da Associação Goiana de Imprensa; do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Goiás; do Sindicato dos Escritores do Rio de Janeiro; e membro correspondente da Academia Piracan­jubense de Letras e ­Artes.
Tem os seguintes livros publicados: O cerco e outros casos (contos), 1978; Sinais da madrugada (poemas), 1983;De mãos dadas com a lua (poemas), 1984; Canto de amar (poemas), 1986; Meninas dos olhos (poemas), 1987;Isso de Nós (poemas), 1990; Beg – Nossa Gente, Nossa História (pesquisas), 1994; Razões da semente(poemas) 1996; Deu no jornal, (entrevistas), 2000; Meus poemas do século XX, 2001; A noite dormiu mais cedo(contos), 2002; Sarau (poemas), 2003; As uvas, teus mamilos tenros, (poemas), 2005; Poemas de amor e Terra, 2005; José Luiz Bittencourt - Coletânea da Saudade (crônicas - organizador), 2008; Meia-Ponte do Rosário, Pirenópolis(crônicas), 2009; De amor e pele (poemas), 2010; e Ah, língua brasileira! (crônicas), 2011. Posse: 21/02/1997 Mantém um blog em que publica crônicas, poemas e outros. Nasceu em Caldas Novas (GO), em 15/09/1945. Iniciou os estudos em sua terra natal, na escolinha da Profa. Vanda Rodrigues da Cunha. Concluiu o Ginasial no Colégio Pedro II e o Clássico no Liceu de Goiânia. É formado em Geografia (Licenciatura) pela PUC-Goiás. Bancário. Professor. Jornalista. Publica artigos e crônicas em vários veículos noticiosos do Brasil e do Exterior, com ênfase para O Liberal (jornal eletrônico de Cabo Verde) e do extinto Tropical USA-News, de Danbury, Connecticut, USA).Escreve crônicas para o Diário da Manhã. Presidiu a União Brasileira de Escritores de Goiás. Primeiro dos escritores goianos a fazer uso da Internet (1996) como veículo de comunicação e divulgação literária. Membro da Academia Goiana de Letras. Membro da Academia de Letras e Artes de Caldas Novas, da Academia Pirenopolina de Letras, Artes e Música e da Academia Aparecidense de Letras. Membro correspondente da Academia Piracanjubense de Letras e Artes. Editou várias obras de outros autores. Participa de várias antologias nacionais e estrangeiras.
Honrarias: Medalha Jaime Câmara, concedida pelo Conselho Estadual de Cultura/GO (1999); Cidadão honorário de Pirenópolis (titulo da Câmara Municipal em 17/09/2009); Cidadão honorário de Goiânia (Titulo da Câmara Municipal em 16/09/2010).
Livros publicados: O cerco e outros casos (contos), 1978; Sinais da madrugada (poemas), 1983; De mãos dadas com a Lua (poemas), 1984; Canto de amar (poemas), 1986; Menina dos olhos (poemas), 1987; Isso de nós (poemas), 1990; BEG – Nossa Gente, Nossa História (pesquisa e crônicas), 1994; Razões da semente (poemas) 1996; Deu no jornal, (entrevistas), 2000; Meus poemas do Século XX, 2001; A noite dormiu mais cedo (contos), 2002; Sarau (poemas), 2003; As uvas, teus mamilos tenros, (poemas), 2005; Poemas de amor e Terra (poesia - 2007); José Luiz Bittencourt – coletânea da saudade (crônicas – organizador), 2008; Meia-Ponte do Rosário, Pirenópolis (crônicas), 2009; De amor e pele (poesia – 2010); Ah, língua brasileira! (crônicas - 2011).
08-ESTEVÃO HEGLEVICH -MARTINHO COELHO DE SIQUEIRA
09 RAIMUNDA LUCY DE SOUZA- JOSÉ THEOFILO DE GODOY
Leonidas Barros de Castro, que fora empossado na Academia de Letras e Artes de Caldas Novas no último dia 30 de abril de 2015, na cadeira 34. Leônidas Barros, é Aluno do Conservatório de Musica do Estado de Goiás, presidido pela Musicista Belkiss Spencieri. Carneiro de Mendonça Nascido em 29 de Abril de 1953, na cidade de Autoaraguaia – Mato Grosso, Casado, três filhas, Tecnico em turismo, ex-coordenador de promoção e divulgação da Extinta Goiastur, nessa pasta coordenava todos os eventos culturais, ligados ao turismo dos Estado de Goiás, tais como: Cavalhadas, Semana do Folclore e Artesanato, Procissão do Fogaréu e Festas do Divino.Foi colunista do Jornal de Turismo do Rio de Janeiro, Coluna Goiás Turismo; foi colunista de Turismo do Jornal Diário da Manhã; Gerente de Marketing do BEG; e da Caixego; Foi Secretario de Turismo e de Cultura de Caldas Novas por vários mandatos; Atual membro fundador da AGHECAN – Associação de Gerentes de Hotéis de Caldas Novas. Membro Fundador da Fundação Caldas Novas Convention Bureau. Membro Fundador da ABRAJET – Associação Brasileira de Jornalistas e Escritores de Turismo. Membro da ABIH – Associação Brasileira da Indústria da Hotelaria. Membro da Grande Loja Maçônica Thermas de Caldas nº 164. Titulos recebidos: Ordem do Mérito Anhanguera do Estado de Goiás, na cidade de Goiás. Antiga Vilas Boas no ano de 2006, como comendador, decerto Governamental nº 6512; Ordem do Mérito Legislativo recebido em setembro de 2011, comenda Pedro Ludovico Teixeira e atualmente Diretor de Turismo da cidade de Caldas Novas.
10 ANA CRISTINA ELIAS - SENADOR OLEGARIO PINTO
Natural de Goiania, onde fez seus primeiros estudos tendo feito mais tarde bacharelado em Comunicação Social graduação em artes visuais pelo Instituto de Artes da UFG Professora de Artes Plásticas Participou e várias coletivas, e individuais, sendo premiada por diversas vezes. Nascida em 2 de maio de 1960. Casada Bacharelada em Comunicação Social com Habilitação em Relações Públicas. Exerceu função de Jornalista da Assessoria Especial da Imprensa da Prefeitura Municipal de Goiânia de 81 a 82 Foi professora do Centro Livre de Artes da Assessoria Especial da Cultura da Prefeitura de Goiânia de 87 a 89 Ministrou o curso de Iniciação Artistica para Crianças.Já realizou exposições no Banco Itau Já foi tema de Reportagem de Diversos colunistas como Arthur Rezende.
11- (OSCAR SANTOS/ EDUARDO BITENCOURT DE MOURA)—GUILHERME XAVIER DE ALMEIDA Fernando Braga (dos Santos) é um poeta e ensaísta e pesquisador brasileiro, nascido em São Luís do Maranhão, em 29 de Maio de 1944, tendo também a nacionalidade portuguesa pelo princípio di júris sanguinis. Em Brasília estudou Ciências Jurídicas e Sociais, na Faculdade de Direito do Distrito Federal, pós-graduação em Ciência Política na UnB – Universidade de Brasília e, na Europa, Especialização em Direito Penal comparado pelo Centre d’Etudes de Civilisation Française da Universidade de Paris – Sorbone. Publicou estes livros de poesias: Silêncio Branco, São Luís, 1967;Chegança, São Luís, 1970; Ofício do Medo, São Luis, 1977: Planaltitude, Brasília, 1978; O Exílio do Viandante, Brasília, 1982; Campo Memória, Brasília 1992; O Sétimo Dia,São Luís, 1997; Poemas do Tempo Comum, São Luís, 2009; O Puro Longe, Caldas Novas-GO, 2012. Ensaios: Elmano, o injustiçado cantor de Inês (estudo sobre o poeta português Manuel Maria de Barbosa Du Bocage) Caldas Novas, GO, 2010. Escreveu ainda ensaios da área jurídica e político – cientifica: Do Estado á Teoria das Elites, in Revista da Procuradoria-Geral do Distrito Federal, n 29, dezembro de 1982, matéria disciplinada no XII Curso da Associação da Escola Superior de Guerra (Brasília-DF) Da Codificação á Lei Civil Brasileira, in Revista de Informação Legislativa do Senado Federal , n 126, abr./jun., de 1995; Conservadorismos, Liberalismo e Social Democracia, in Revista de Informação Legislativa do Senado Federal, n 123, abr./jun., 1997; Pombal e o Positivismo como indicadores de influência, in Revista de Informação Legislativa do Senado Federal, n 137, jan./mar., 1998; Um olhar sobre a controvertida figura do poeta português Manuel Maria de Barbosa Du Bocage, publicado em junho de 1996, in Revista Encontro, Ano 12 – n 12, do Gabinete Português de Leitura de Pernambuco, como excerto do livro Elmano, o injustiçado cantor de Inês, posteriormente publicado pela Gráfica e Editora Criativa, Caldas Novas, Goiás 2010, distribuído para as Bibliotecas de Lisboa, Coimbra, Aveiro e Setubal (Portugual); Memorial de Pedro Braga Filho (discursos acadêmicos e parlamentares), selecionando os textos e escrevendo a introdução e notas, Ed. Verano, Brasília, 2000. Faz parte das seguintes antologias: Poesia Maranhense Hoje, ou 50 anos de Poesia, de Carlos Cunha, São Luís, 1974; Tempo Ladeado (apontamentos de bolso). Nauro Machado, Sioge, São Luís, 1974; Lâmpadas do Sol, Carlos Cunha, Editora Fon-Fon, Seleta, Rio de Janeiro, 1980; Brasília na Poesia Brasileira (organizada por Joanyr de Oliveira), INL-Pró-Memória, Ed. Cétedra, Rio de Janeiro, 1982; Antologia da União Brasileira de Escritores (organizada por Torrieri Guimarães e Guido Fidélis), Ed. Soma, São Paulo, 1982, A Intelectualidade Maranhense (organizada por Clóvis Ramos, 1 série, fase contemporânea - apontamentos para o dicionário bibliográfico do Estado do Maranhão), Centro Gráfico do Senado Federal , 1990; Enciclopédia de Literatura Brasileira (vols 1 e 2) de Afrânio Coutinho, co-edição OLAC/FAE, Ministério da Educação, Rio de Janeiro, 1990, depois revisados por Graça Coutinho e Rita Moutinho para o Dicionário Histórico Brasileiro (Fundação Getúlio Vargas), Rio de Janeiro, 2001); Poesia Maranhense no Século XX (organizada por Assis Brasil) ,Sioge/Imago, Rio de Janeiro, 1994; Poesia de Brasília (organizada por Joanyr de Oliveira) Livraria e Editora Sette Letra, Rio de Janeiro, 1998; Poesia Sempre, n 35, Ano 15/2008 (Polônia) Revista editada pela Fundação Biblioteca Nacional, órgão do Ministério da Cultura, sob orientação editorial de Marco Lucchesi, Juegos Florales Del Sxxxi, bi-centenário da La gesta antiguista em Uruguay, numa parceria da aBRace Cultural com a aBrace Editora, sob a direção editorial dos escritores Nuno Reis e Roberto Bianchi, Montevidéu, Uruguai, setembro de 2011; Dicionário de Escritores de Brasília, Sebastião Valadares, 3 Edição, André Quicé Editor, Brasília, 2012.
12 - ALVARO CATELAN- Cel. LUIZ GONZAGA DE MENEZES
Álvaro Catelan. Nasceu em Ubarana-SP, em 1947, filho de Gertrudes Rodrigues Catelan e David Catelan.
Formação ......................Fez o curso primário na Escola Estadual - Fazenda Santa Maria, município de Baddy Bassitt, estado de São Paulo. Em Nova Aliança, também no estado de São Paulo, cursou o ginasial e iniciou sua atividade no teatro. O ensino médio fez em São José do Rio Preto- SP, cidade na qual iniciou-se como profissional do rádio em 1965 para, no ano seguinte, transferir-se para Mirassol-SP, onde atuou na Rádio Difusora de Mirassol. Em 1969 mudou-se para Goiânia e formou-se em Letras Vernáculas pela Universidade Católica de Goiás, passando a atuar sempre como professor e radialista. Comunicação Social.....Como profissional da comunicação atuou na TV Anhanguera/Globo e nas rádios Difusora-AM, Brasil Central-AM e Mil-FM, todas de Goiânia. Atuou também nas Rádio Pousada-AM e Tropical-FM, ambas em Caldas Novas-GO, onde teve forte atuação na área cultural, tendo sido Secretário Municipal de Turismo e Cultura, no período de 1989 a 1993. Magistério......................Mas foi como professor de Literatura e palestrante que Álvaro Catelan ganhou destaque em Goiás, tendo lecionado nos históricos colégios Carlos Chagas e César Lattes. Seu trabalho na área cultural levou-a à presidência da Comissão Goiana de Folclore, à presidência da Fundação Cultural do Estado de Goiás e à coordenação-geral do Departamento Estadual de Cultura. Livros Publicados.........Álvaro Catelan é autor das seguintes obras: "Súmula da Literatura Goiana" com Augusto Goyano, Ed. Brasil Central; "Literatura Brasileira" e "Literatura Luso-Brasileira" Ed. do Brasil-SP; "Ensaios Reunidos", Ed. Cultura Goiana; "Viola Caipira, Viola Quebrada"Ed. Kelps; "Caldas Novas, O Paraíso das Águas Quentes" Ed. Kelps; "Existências Paralelas" com Humberto Milhomem, Ed. Kelps; "Contos Comentados de Machado de Assis", com Humberto Milhomem, Ed. Harbra; "De Repente, a Viola" e "Mundo Caipira" com Ladislau Couto, Ed.Kelps/Ed.da UCG. Atuação Hoje.................Atualmente leciona Literatura no Colégio Dinâmico, onde atua como professor de literatura e coordenador do Departamento de Cultura e desenvolve vários projetos na área cultural, é membro da Comissão Goiana de Folclore.
13-(Mª CANDIDA) HELIA PEREIRA DE JESUS)- - DES. SEBASTIÃO DE SOUZA - Hélia Pereira de Jesus
Filha de Dina Joaquina Divina Pereira e Antônio Pereira Neto vem de uma família muito humilde. Começou a trabalhar com 06 anos de idade como babá, o primeiro salário que recebeu na epóca de 15,00 cruzeiros comprou suas primeiras tintas, pinceis e tecido. Apesar de ter começado a trabalhar muito cedo, não perdeu o doce sabor da infância, onde as meninas realmente brincavam até os seus 13.14.15 anos de idade. Aos 24 anos teve uma filha (Anna Paula). E aos 27 anos assumiu de vez sua paixão pelas artes plásticas, começou a dar aulas para as amigas. Primeiro uma aluna,duas, três e logo logo 50,60 e nunca mais parou....
14-(VANDA RODRIGUES DA CUNHA/ JOSEPH R.WOODY JR)— ORLANDO RODRIGUES DA CUNHA (OBS--O SEGUNDO RENUNCIOU A CADEIRA)
Gabriela Azeredo dos Santos Gabriela Azeredo Santos, Mestre em Letras, Literatura e Critica Literária, especialista Em Literatura Brasileira, Graduada em Letras, Português e Literaturas Correspondentes e Preparadoras de Originais da Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC – Goiás) função na qual é efetiva desde março de 1998, e periodicamente professora convidada do Departamento dessa Instituição desde março de 1996 e também é professora da Universidade Federfal de Goiás. Foi Secretária de Educação de Caldas Novas e atualmente é Secretária de Cultura de Caldas Novas.
15---WALDIR DO ESPIRITO SANTO—
--JOÃO ALLA FILHO CLEUZA LUIZA MARIANO Dama Comendadora Profª Escritora, Pedagoga e Especialista em Educação Acadêmica de Letras da Academia de Letras e Artes de Caldas Novas - ALACAN, ocupa a Cadeira nº 15, cujo Patrono é o Dr. João Alla Filho. Mineira da Cidade de Lagamar-M.G.,terminou o Curso de Normalista em Patos de Minas, concluindo o Curso Superior de Pedagogia na Universidade de Brasília, com Habilitações em Administração Escolar, Supervisão do Ensino e Magistério. Desde cedo se dedicou a Leitura e ao gosto pela Escrita Literária, herdando a veia poética de sua genitora.
Foi Oradora da Turma, pela excelência de seu Discurso e da boa dicção. Como Educadora, sempre recebeu Elogios e Convites para ocupar o Cargo de Diretora de Escolas-Classe no Distrito Federal, Coordenadora Pedagógica, Supervisora do Ensino e como Pedagoga da Equipe de Diagnóstico de Alunos da Rede Pública, com Dificuldades de Aprendizagem. Especialista em Educação Pré-escolar e Alfabetização, deixou o Livro Didático '' PERÍODO PREPARATÓRIO PARA O PRÉ-ESCOLAR'', como legado aos Professores Alfabetizadores da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Após sua aposentadoria, se dedicou ás Letras, com o Lançamento de Livros, dos quais, alguns é Co-autora. '' Deixe cair o Manto de sua Vida'', '' Nós Mulheres'', '' Devaneios'' em conclusão'', Prevenção ao uso indevido de Drogas'' e ''Ecologia'' em colaboração.
Personalidade de Livros Históricos: '' Caldas Novas 100 Anos'”, '' Brasília 50 Anos''
Pertence, também à Academia Brasileira de de Ciências, Artes, História e Literatura, ocupando a Cadeira nº XX, patroneada pela renomada Escritora, Romancista e Jornalista Rachel de Queiroz. Ao lado de seu esposo, Comendador Dr. Albery Mariano - Advogado, Teólogo, Escritor e Poeta, realizam belo trabalho Cultural, elevando a Cultura de nosso País. Em reconhecimento, receberam da Câmara Municipal de Caldas Novas, o Título Honorífico de Cidadãos Caldas-novenses.
Nossa distinta Confreira se sente envaidecida por ter recebido, ao longo de sua vida, na área da Educação e da Cultura, várias Condecorações e Comendas, dentre elas: ''Honra ao Mérito de Pioneira de Brasília'', Dama Comendadora da Ordem Dom Pedro I'', Diploma e Colar Tiradentes''; '' Nobres Damas de São Paulo, Brasília e Goiânia''; '' Destaque do Mérito Feminino''; '' Placa de Educadora e Amiga da Educação''; '' Co-autora da Letra do Hino do Colégio Educador''; '' Troféu Melhores do Ano de Caldas Novas e Goiânia”; '' Troféu Mulher'' e ''Troféu Persona''; '' Personalidade em Destaque''; '' Destaque Cultural''; '' Crachá Barão e Visconde de Mauá''; '' CAPA da Revista Performance'';'' Bênção Apostólica de Sua Santidade O PAPA João Paulo II'' e Outras.
Nossa prendada Acadêmica tem sua vida dedicada a DEUS, à Família, à Educação e à Cultura.
16-DJALMA FERREIRA DE AZEVEDO--TAYLOR ORIENTE
17-IDARIM AMORIM ODILON DE SOUZA Lanivaldo José Mendes empossado dia 30 de abril de 2015, na cadeira numero 17, na Academia de Letras e Artes de Caldas Novas, em sessão solene. Lanivaldo é Delegado de Polícia Classe Especial, aposentado e Advogado Inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil. Cidadão Caldasnovense, por amor, e nascido em Buriti Alegre, no dia 18 de agosto de 1961, filho de Maria Inácia Mendes e de João Cândido Mendes, morador dessa cidade desde os idos de 1967, morou fora da cidade por 10 anos para estudar e para trabalhar nas cidades de Goiânia e Corumbaíba. Sofreu influencia artística, desempenhando papeis teatrais em palcos improvisados, e posteriormente dedicando-se a cultura literária. É Casado com Silvana Mendes. É um profundo estudioso da área jurídica, e muito respeitado na sociedade local, pela sua contribuição constante na cultura e em outras áreas da sociedade. Lanivaldo José Mendes é especializado em Direito Administrativo, Direito Constitucional, com participação no Curso de Formação de Agentes de Direitos Humanos e em Segurança Pública. Atualmente dedica-se à Advocacia.
18-DELERMANDO VIEIRA- JOSINO FERREIRA BRETAS
19 - (ENOC CORREIRA DA SILVA/OROZIMBO CORREIA NETO Reni Naves dos Santos, Goiano de Corumbaíba, nascido no ano de 1949, concluiu o primário no Colégio Couto de Magalhães em 1965. Estudou no Colégio Simon Bolívar em Corumbaíba. Concluiu o Ginasial no Colégio Goianésia. Concluiu o Ensino Medio no Colégio Estadual Assis Châteaubriant. Bacharelado pela PUC – Goiás em 1982. Ingressou na Segurança Publica de Goiás no Ano de 1980, como escrivão e aposentou-se como Delegado Classe Especial no ano de 2008. Como delegado recebeu diversas homenagens em várias cidades de Goiás, como Alvorada do Norte, Luziania, Hidrolândia, Ceres, Goianira, Quirinopolis e Caldas Novas. Recebeu a maior Honraria do Legislativo Goiano, a Medalha do Merito Pedro Ludovico Teixeira. É Escritor, Advogado e mora atualmente em Caldas Novas, sendo o atual presidente da Academia de Letras e Artes de Caldas Novas, eleito no ano de 2014.
20 ZOROASTRO ARTIAGA Julio Cesar Chiovatto
O artista nasceu na cidade de Araguari-MG, é autodidata. Desde criança é amante da natureza, contem-plava tudo com admiração e sempre considerou a arte como a mais autêntica forma de expressão. Ao chegar nesta cidade encantadora teve o privilégio de conhecer o Artista Plástico e Escritor Carlos Albuquerque, que incentivou e apoiou o artista, resultando em uma parceria com a criação de várias esculturas. Chiovatto, apresentou a sugestão de uma técnica, a qual resultou a primeira obra cujo título é: A BUSCA, a referida técnica consiste em usar galhos de árvores que estão desprezados na natureza (morta), daí surge a forma trabalhada com concreto, adaptação com ferragens e o acabamento é feito com resina, dando um toque de requinte nas peças. Além de desenvolver fontes de água, peças decorativas em pedra sabão e outras técnicas.
O artista procura retratar em seu trabalho, de maneira simples e direta, as formas e expressões de como vê o mundo, o momento presente e a sociedade em que vive. Usando as formas humanas, animais e pássaros. Foi assim em sua primeira obra, feita em Caldas Novas, retratou a imagem de uma necessidade de LIBERDADE, a referida peça atualmente está na Praça dos Ipês na cidade turística de Rio Quente-GO. Em 11/11/2004, teve sua primeira entrevista relatada no Jornal Diário de Caldas Novas, na edição de nº 1265, página 08. enfatizando com o Artista Carlos Albuquerque, o desejo de ver mais um título para a cidade de Caldas Novas, sendo ele “Caldas Novas: Cidade das Esculturas”, para tal fizeram uma sinopse de um Projeto Cultural que foi apresentado para a atual Administração Municipal. Em um período de aproximadamente 03 meses no ano de 2005, As peças: A BUSCA, CONQUISTA, FACES DA VIDA, CAMINHOS, TRANSGÊNICO, EQUÍLIBRIO, foram expostas na Praça Mestre Orlando, nas dependências do Coreto, em Caldas Novas. Em novembro de 2005, A PEÇA FACES DA VIDA, foi exposta em uma Noite Cultural, no CTC, no lançamento da empresa Triunfo Comunicação e Eventos.
Desde dezembro de 2005, as peças do artista estão expostas no Shopping Tropical, apresentadas pelo Projeto da ARCA DO CERRADO. O Artista também expõe, suas peças no aeroporto de Caldas Novas e no TECA-Galeria de Artes. Em 2007 serão homenageados 10 PERSONALIDADES ilustres da cidade com o Prêmio Triunfo e o design do Troféu foi desenvolvido por Chiovatto, o que lhe outorgorá o Título de Honra ao Mérito pela criação do mesmo. O ARTISTA É MÚSICO, e também vem desenvolvendo seus talentos na área de composição de letras e músicas, e já possui um acervo de poesias e crônicas a serem lançados onde retrata fatos sociais em geral. Chiovatto percebe a arte como um caminho de pesquisa, uma das vias que o conduziu a descoberta da verdade e do belo. Percebe também que o belo não se encontra apenas no bom traço do artista, ele está presente nas várias linguagens de tradução da arte, bem como nas formas da natureza, o que lhe inspira para sua próxima mostra individual de fotos das belezas do cerrado goiano. As instalações, que hoje sintetizam seu trabalho, revelam um artista simplesmente por vocação e que ainda tem muito a aprender. Seu maior desejo é que as pessoas ao apreciarem suas obras sintam o carinho com que foram inspiradas. Estando sempre a disposição para contatos de divulgação, vendas ou quaisquer outras manifestações de todos os amantes das artes. (64) 3453-1066, (64) 9213-9313 ou (64) 9249-6236.
21--ADELINA CAMARGO NEIVA---- ANIBAL PEREIRA
22--CARLOS R. DE ALBUQUERQUE LIMA- ----LUIZ JOSÉ PEREIRA
Carlos Roberto de Albuquerque Lima é engenheiro agrônomo com mestrado em Tecnologia da Educação.Nasceu em Curvelo- MG, mas viveu 30 anos no Estado de São Paulo, onde estudou e trabalhou até 1975, quando mudou para Brasília, onde morou 11 anos. Viveu 6 anos no exterior, em Moçambique, no período de 1986 até 1991, prestando serviços para as Nações Unidas- FAO/ ONU.Mudou-se para Caldas Novas, em 1992 e trabalha em Goiânia, no Ministério da Agricultura, desde 1998...Tem quatro livros publicados: “Caldas Novas Além das Águas Quentes”, Caldas Novas Ecológica”, “Método SOMA” e “Educação Sanitária- Agrotóxicos, Saúde Humana e Meio Ambiente”. )., vários artigos para jornais e revistas e entrevistas para programas de televisão, abordando temas ecológicos, culturais, artes plásticas e educação de agricultores. Pertence a três Academias de Letras e Artes: de Caldas Novas, do Brasil Central com sede em Uberlândia -MG e de Ituiutaba- MG.É escultor autodidata, trabalha com vários materiais: barro, pedra sabão, madeira, sucata de metal, bronze e cimento e já participou de várias exposições individuais e coletivas. Tem esculturas fixas no Aeroporto Internacional de Caldas Novas e praça pública de Caldas Novas. Desde 1994, é membro fundador e presidente do TECA- Templo da Ecologia e das Artes, entidade sem fins lucrativos, com sede em Caldas Novas, cujo objetivo é incentivar a produção artística e a defesa do meio ambiente. Em 2002 ganhou o 2º lugar no Concurso Arte-Criatividade, promovido pelo SESI de Goiás, em âmbito estadual, com prêmio em dinheiro.Recebeu alguns prêmios por seus trabalhos: 1º lugar no 10º Concurso de Inovação na Gestão Pública Federal, da Escola Nacional de Administração Pública- ENAP com o Projeto de Educação sanitária em Agrotóxicos, Saúde Humana e Meio Ambiente; em 2005- 1º lugar no Prêmio Goiás de Gestão Ambiental da SEMARH/ FIEG/ SEBRAE; em 2001 recebeu o 1º lugar do “Prêmio CREA Goiás de Meio Ambiente”, na categoria Produção Agronômica (Agrotóxicos, Transgênicos e Produtos Orgânicos).
23---HILTON DE AQUINO – SOLON FRONZINO PEREIRA
Foi presidente de 200 a 2001. Advogado e Escritor
24 - MARILDA MORAES MENEZES- JOSE BATISTA RODRIGUES DA CUNHA
25--MARCO ANTONIO FARIAS-----LAURO APOLINARIO
Musico. Profissional da área do turismo há décadas e presidente do Convention Bureau
26----Mª IZABEL DE ALBUQUERQUE LIMA EDESIO DE CAMPOS HORBILON
Maria Isabel Corbett de Alburquerque Lima nasceu na capital de São Paulo. Filha de tradicionais famílias paulistanas e santistas, teve um choque de sangue inglês, pois seu pai, Percy Sidney Ewbank Cprbett, era filho de um engenheiro inglês que trabalhava numa empresa inglesa, responsável pela construção da Estrada de Ferro Santos, Jundiaí, no fim do século 19. Viveu a maior parte de sua vida em São Paulo, mas também morou em Brasília, no Paraná e desde 1993 mora maior parte do seu tempo em Caldas Novas –Goiás. Sempre escreveu, porém só para seu uso pessoal, como uma forma de dasabafo. Desde 1993 tem participado de alguns concursos literários, tenho recebido duas menções honrosas. Em 1994 ingressou na Academia de Letras de Artes de Caldas Novas (ALACAN) Goiás, em 1995 e 1996 nas Academias de Letras do Brasil Central com sede em Uberlândia e Ituiutaba (nesta como patrona de uma cadeira), ambas em Minas Gerais. Em 1996 lançou seu primeiro livro: “Num domingo de chuva”(contos)
Em 1998 foi “Por uma paixão” (contos). Em 2000 foi “O crime da biblioteca” (contos), em 2005 “Uma novela e oito contos”. Em 2010 “Nove irmãos, nove destino” (novela), acrecida de 3 contos. Em 2011 “Camille” (Romance). É criadora e vice-presidente do TECA - Templo de Ecologia e das Artes, desde 1994, entdidade sem fins lucrativos, considerada de utilidade pública, com o objetivo de divulgar a cultua, as artes e a melhoria do meio ambiente, em Caldas Novas. É também pintora e tem seus quadros expostos no TECA e em solenidades promovidas pela ALACAN. Na TECA mantém uma seção de venda de livros usados, vendidos a preços baxisssimos, com a intenção de estimular a leitura das pessoas da cidade.
27--ANA Mª JUNQUEIRA FREIRE- BENTO DE GODOY NETO
28--ANTONINO GONZAGA DE SOUZA WANDA RODRIGUES DA CUNHA Maestro e Musico
29--MARCELO MALAGUTTI— JOÃO OZEDA ALLA
30-(Mª LUIZA DE SOUZA NANCY/ HEULALIA R. CALZADA)--PEDRO CORDEIRO TUPÁ
Antônio Cláudio Junqueira, nasceu em 13 de janeiro de 1949, na cidade de Ribeirão Preto – São Paulo. Em 1974, formou-se em arquitetura e urbanismo na Universidade de Brasília. Exerceu várias atividades profissionais em Brasília, São Paulo, Capital e InteriorAtividades Docentes: Brasília, São Paulo, Capital e Interior e em Caldas Novas no Colégio Educador. No universo das artes destaca-se com pinturas, esculturas e como escritor publicou os seguintes livros: ARAGUAIA, HISTÓRIAS DE FAMILIA; E OS SETE HOMENS DE OURO. Atualmente e Membro da Academia de Letras e Artes de Caldas Novas, na cadeira numero 30, e exerce a atividade profissional de Arquiteto Liberal na cidade de Caldas Novas.
31-RUTH PEREIRA DE SOUZA - LEONEL SEBASTIÃO FLEURY.
Ruth Pereira de Souza, Natural de Goiânia. Educadora, Pedagoga, Pós Graduada em Administração Educacional, Bacharel em Teologia. Membro da Academia de Letras e Artes de Caldas Novas e Artista Plástica.
32--Mª LUIZ M.ARCE MEJIA— -CYRO PALMERSTON NETO
Musicista e Dentista em Caldas Novas.
33--ZULEICA MAIJON CAMPOLINA---- NELSON RODRIGUES GUIMARÃES
34--PEDRO PEREIRA DOS SANTOS(INDIO)--- --Mª LUIZA DE SOUZA NANCY
2º Ocupante - Leonidas Barros de Castro, que fora empossado na Academia de Letras e Artes de Caldas Novas no último dia 30 de abril de 2015, na cadeira 34. Leônidas Barros, é Aluno do Conservatório de Musica do Estado de Goiás, presidido pela Musicista Belkiss Spencieri. Carneiro de Mendonça Nascido em 29 de Abril de 1953, na cidade de Autoaraguaia – Mato Grosso, Casado, três filhas, Tecnico em turismo, ex-coordenador de promoção e divulgação da Extinta Goiastur, nessa pasta coordenava todos os eventos culturais, ligados ao turismo dos Estado de Goiás, tais como: Cavalhadas, Semana do Folclore e Artesanato, Procissão do Fogaréu e Festas do Divino.Foi colunista do Jornal de Turismo do Rio de Janeiro, Coluna Goiás Turismo; foi colunista de Turismo do Jornal Diário da Manhã; Gerente de Marketing do BEG; e da Caixego; Foi Secretario de Turismo e de Cultura de Caldas Novas por vários mandatos; Atual membro fundador da AGHECAN – Associação de Gerentes de Hotéis de Caldas Novas. Membro Fundador da Fundação Caldas Novas Convention Bureau. Membro Fundador da ABRAJET – Associação Brasileira de Jornalistas e Escritores de Turismo. Membro da ABIH – Associação Brasileira da Indústria da Hotelaria. Membro da Grande Loja Maçônica Thermas de Caldas nº 164. Titulos recebidos: Ordem do Mérito Anhanguera do Estado de Goiás, na cidade de Goiás. Antiga Vilas Boas no ano de 2006, como comendador, decerto Governamental nº 6512; Ordem do Mérito Legislativo recebido em setembro de 2011, comenda Pedro Ludovico Teixeira e atualmente Diretor de Turismo da cidade de Caldas Novas.
35--(Mª LIGIA DE COURA WOODY/ STELLA MARIS FLEURY)— APARICIO DE OZEDA ALA (OBS: A PRIMEIRA RENUNCIOU A CADEIRA)
Musicista. Realizou diversas apresentações em eventos da cidade
36-CRISTIANO LUIS DE JESUS - CELSO DE GODOY
Cristiano Luiz de Jesus, Membro da Academia Uberlandense de Letras e Artes e da Academia de Letras e Artes de Caldas Novas, na Cadeira número 36, nascido em Buriti Alegre, Goiás, no ano de 1972. Mudou-se com os pais para Caldas Novas em 1973, indo morar na Pousada do Rio Quente, onde residiu até o ano de 1984, quando mudou-se para Caldas Novas, para Estudar. Na cidade ganhou o seu primeiro concurso de Redação, no Colégio Estadual .+Caldas Novas, recebendo Menção Honrosa, pela Redação “A Comunidade”, quando teve como professora a Dra. Guilhermina Coelho. Converteu-se ao evangelho, tendo uma intimidade com Deus sendo que a sua vida fora transformada sensivelmente. Em 1990, após residir em Buriti Alegre por 5 anos, foi para Uberlândia, onde passou a estudar na Escola Agrotécnica Federal de Uberlândia, onde descobriu a paixão pela Literatura e a vocação para Jornalista. Ganhou diversos concursos na Escola e participou de vários projetos. Trabalhou em diversos jornais escolares e da comunidade, sendo que recebeu inúmeros prêmios. Foi Homenageado pela Polícia Militar do Estado de Minas Gerais por duas vezes. A primeira ao chegar em segundo lugar no Concurso do Trânsito em 1995 e a Segunda, por serviços prestados à comunidade escolar na Escola Estadual Padre Mário Forestan. Possui diversos cursos na área política, de marketing e de qualidade total. Foi eleito para a diretoria da Academia Uberlandense de Letras e Artes, como 1º Secretário, em 1994.
Escritor, Poeta e Romancista, Auditor, Brigadista de Emergência, Garçom, Bartender Palestrante, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. No ano de 1990, participa dos Cursos de Parques Nacionais e Reservas Equivalentes – Usinas Hidrelétricas, do Seminário Ecologia de – Usinas Hidrelétricas, do Seminário Ecologia de Mata Ciliar. Já no ano de Ano de 1991, participa do Simpósio sobre Administração Pública Brasil-Alemanha. (Realizado pela Associação Brasileira de Municípios, Fundação Alemã para o Desenvolvimento Internacional). Curso de Direção Defensiva. Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Curso de Buffet e Confeitaria. Ano de 1993 - Diretor da Cooperativa Escola dos Alunos da Escola Agrotécnica Federal de Uberlândia. Venceu concurso de Redação sobre a Biblioteca. Apresentou Júri Simulado sobre a Chacina da Candelária.
Realizou o Projeto Reciclagem e Coleta Seletiva, na Escola Agrotécnica Federal de Uberlândia. Participa de Estudos sobre o Impacto do Lixo no Lençol Freático, realizado em parceria celebrada pelo DEMAE – Departamento Municipal de Águas e Esgotos de Uberlândia, Universidade Federal de Uberlândia e Escola Agrotécnica Federal de Uberlândia. No Ano de 1994, participou do Seminário de Administração Pública e Direito Municipal. Prefeitura Municipal de Uberlândia e Câmara Municipal de Uberlândia. É eleito para a Academia de Letras e Artes de Uberlândia e eleito para a diretoria da mesma com o abono de todos os membros da entidade.
Ano de 1995 Participa ativamente da organização dos Projetos: “Superverdinho”; “Jovem Vencedor”; “O Escritor na Escola”; “O Jovem e o Excluído”, todos realizados na Escola Estadual Padre Mário Forestan, em Uberlândia – Minas Gerais. Fez parte do Conselho Educacional da Escola Estadual Padre Mário Forestan, como membro do Conselho Fiscal.
Ano de 1996, participou do Curso “Marketing Político”, Ministrado pelo Professor Paulo Falcão (Universidade de São Paulo – USP), no CAMARU – Uberlândia – Minas Gerais. Trabalhou no Programa Cristo Vivo da Rádio Clube de Buriti Alegre. Ano de 1999. Começa a Trabalhar no Jornal CNNotícias em Caldas Novas como repórter. Realiza o Projeto Academia de Letras na Escola, com a Academia de Letras e Artes de Caldas Novas. Participa do Curso “Excelência e Vanguarda no Atendimento ao Cliente”, realizado pelo SEBRAE – Goiás. É homenageado no Dia Mundial da Poesia pelo Colégio Estadual Osmundo Gonzaga. Caldas Novas Goiás. Participa do Curso de Organização e Gestão de Cooperativas, realizado pelo IBRAES – Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Tecnológico Educacional e Associativo em parceria com o Banco do Brasil, Fundação Banco do Brasil, do FAT e do Ministério do Trabalho e Emprego. Ano de 2001
Participa do 1º Encontro de Jornalistas para o Agronegócios e visita a cidade histórica de Goiás (Antiga Vilas Boas). Assessor de Comunicação (Estagiário) da Universidade Estadual de Goiás em Caldas Novas, participando da cobertura dos seguintes eventos: Fórum dos Chefes de Gabinete das Universidades Brasileiras; Estatuinte da Universidade Estadual de Goiás. Projeto TUCANO “Turismo na Faculdade”. Projeto Trote Solidário. Ano de 2002 Recebe homenagem por parte do Colégio Estadual Nivo das Neves, como “Amigo da Escola”, por trabalhos realizados junto à Escola. Participa do Seminário de Segurança Pública da Região das Águas Quentes, promovido pelo Governo do Estado de Goiás. Participa da Elaboração do Jornal Caldas Novas Cultura, para a Academia de Letras e Artes de Caldas Novas, como Editor-Chefe. Lança Livro de Poemas Grandes Valores, o qual é vendido em apenas 5 meses. Tem passagem de três meses de trabalho no Jornal Diário da Manhã, onde realiza diversas coberturas importantes, e participa da Organização e Elaboração do Caderno Raio X, que conta a História da Cidade de Caldas Novas e é lembrado pelo Editorial do referido caderno. Ano de 2003. Participa do Workshop “Planejamento Estratégico da Região das Águas Quentes”, que foi realizado em parceria da AGETUR – Agencia Goiana de Turismo e do SEBRAE – Serviço de Apoio à Pequena e Micro Empresa. É homenageado pela Policia Rodoviária Militar do Estado de Goiás, pelo apoio à Semana Nacional do Transito. Realizou palestra na Escola Estadual Osmundo Gonzaga de Menezes com o Tema “Incentivo À Leitura”. Participa de Feira Cultural da Escola Estadual Nivo das Neves, tendo sua vida apresentada por dois alunos do ensino médio, mostrando todo o seu trabalho como Escritor e Repórter.
Ano de 2004 Participa da Organização do Congresso Nacional de Direito Comparado em Caldas Novas, com o Tema: “Justiça Restaurativa”, Realizado no Jubileu – Salão da Igreja Católica de Caldas Novas – Ministrado pelo ex-Procurador da República Renato Sócrates Gomes Pinto. Ano de 2005, Ministra Workshop no Senac – Serviço Nacional do Comércio, sobre Drogas para alunos que participavam do Projeto Menor Aprendiz. Participa da cobertura Jornalística da 5ª Convenção do Comércio Lojista do Centro-Oeste, realizado em Maio no Di Roma. Participa do Curso “A Arte do Bem Servir”, para profissionais Maitre, Barman, Garçom e Guarde-Manger. Ano de 2006 Participa do Curso de Formação de Brigadistas de Emergência, realizado no Rio Quente Resort. Participa do Seminário sobre Evangelismo realizado pela Igreja Assembléia de Deus do Guará em Caldas Novas, 11ª Região. Participa do Curso de Excelência no Atendimento ao Cliente realizado pelo Rio Quente Resort; Ano de 2007, Participa do Curso de Formação da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho do Rio Quente Resorts, depois de ser eleito como membro da Entidade para o mandato durante o ano de 2008. Participa do Curso de Formação de Brigadistas de Emergência, realizado no Rio Quente Resort. Participa do Curso de formação de Auditores Internos, realizado pelo Rio Quente Resort, onde também participou de Auditoria Interna da Qualidade, para a Manutenção do Certificado ISO 14001. Participa do Encontro de Gastronomia e Enologia do Rio Quente Resort, de 5 a 9 de dezembro, no Hotel Turismo no Rio Quente Resort.
Participa da Palestra de Motivação com o tema “Ferramenta para Permanência no Mercado”, realizado pelo SEBRAE e Secretaria Municipal do Turismo do Rio Quente, ministrado pela Palestrante Luciana Brasil. Participa da SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho como Cerimonial do evento durante os dias 12 a 14 de dezembro de 2007, no Rio Quente Resorts. Ano de 2008 - Participa da Cobertura das Eleicoes 2008 pela Rádio Pousada AM em outubro. No mês de abril realiza 68 palestras no Rio Quente Resorts sobre Febre Amarela e mais 4 palestras em escolas da região do Rio Quente sobre queimada. No mês de outubro foi homenageado pelo Colégio Caldas Novas como Escritor Goiano.
Ano de 2009 – Em setembro participou da semana Nacional do Trânsito em um Pedágio Educativo realizado pela Agencia Municipal de Trânsito de Planaltina de Goiás. Em abril realiza o Workshop COM A PALAVRA SUA MAJESTADE O CLIENTE, na sede da ACICAN – 3 DE ABRIL. em 3 de dezembro de 2009 participa do I Congresso sobre Direito do Consumidor – carga horária de 4 horas. Planaltina de Goiás. Em desembro de 2009 participa do curso sobre Direito do Consumidor na igreja evangélica Missao da Fé – Planaltina de Goiás. Em 5 de outubro ministra o Curso de Bartender, de Garçon Classico no Nucleo de Assistência Social em Planaltina de Goiás. Com carga horária de 50 horas. Ano de 2010 – Em janeiro participa da 1ª Conferencia Municipal de Defesa Civil na cidade de Planaltina de Goiás realizada na Camara Municipal daquele município. Participou da 8ª Conferencia Municipal de Saude de Caldas Novas como Delegado. Participa de Operação Conjunta do PROCON em Planaltina de Goiás, onde participaram PM, Prefeitura Municipal, DETRAN, AMTT. Ano de 2011 – Participou da 2ª Conferencia Municipal de Assistencia Social realizada no Centro de Convenções do Terminal Rodoviário de Caldas Novas. Conferencia Municipal de Saude de Caldas Novas como Delegado. - Em Junho de 2011 participou do curso de Brigada de Incêndio – Carga Horária de 20 horas aula, Ministrado pelo Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás. Em Outubro foi homenageado pela TV CALDAS pelo aniversário de 100 anos de Caldas Novas, com matéria comemorativa. Ano de 2012 – Em 8 de maio de 2012 ministra o Curso Fazendo do Fusca Velho uma Ferrari f 450 zero. No Centro de Convenções do Terminal Rodoviario de Caldas Novas. Em agosto lança 15 livros pela editora AGBOOK , Luta pela vida, O Segredos das águas calientes, Plano Missionário, Final, FAZENDO DO FUSCA UMA FERRARI F450 0, ALVORECER, DÁDIVAS, Convite de Aniversário, "Imagem e semelhança de DEUS", DE VOLTA À ALEGRIA, Com a Palavra sua Majestade o Cliente, A Saga de Um Homem... Tudo de Bom para Mim. CONTATO PLENO COM DEUS, Nos Passos do Embaixador..., Quando o Sol Raiar.
Participa dos Cursos: Direitos Autorais - Introdução ao Trabalho de Midia - Produção Cultural – Arte de recepcionar – Arte de Realizar o Fantástico – Jornalismo A Distância, Administração, Assistente Administrativo e RH.
Já foi aluno da FACULDADE UNIP – INTERATIVA, dando o pontapé inicial em seu curso de Marketing. Foi eleito como Membro Titular do Conselho Municipal de Educação e exerce o posto de Reporter do Portal Independente. Lançou o livro Como Transformar Um Fusca Velho numa Ferrari.
37--JOSE ORLANDO LACERDA- -JAIR PIMENTA CARNEIRO
Juiz. Entrou na Academia de Letras e Artes como Notório Saber.
38--JOSE ALEJANDRO ARCE MEJIA- -MARIA DAS DORES RISPOLI
39-IRACI CARDOSO— --OSCAR SANTOS
40-(Marilia Nubile) - Cel. AUGUSTO GONZAGA RODRIGUES DA CUNHA
In Memorian
In Memorian
Enoc Correia
Heulália Cauzada
Idarim Amorim
Israel de Aquino
Professor Genesco Bretas
Este número de a Educativa tem a honra de homenagear um dos mais importantes intelectuais e educadores de Goiás: Genesco Ferreira Bretas ou, simplesmente, Professor Bretas, conforme ficou conhecido em Goiás. Natural de Caldas Novas, ele nasceu em 18 de novembro de 1811.
Um ano depois de seu nascimento, sua família mudou-se para Anápoles-GO. Nessa cidade, ele realizou seus primeiros estudos, e iniciou o curso secundário no Instituto de Ciências e Letras. Visando concluir seus estudos secundários e ainda trabalhar, nosso homenageado transferiu-se para a cidade do Rio de Janeiro, então capital do país, onde permaneceu até 1942. Lá, bacharelou-se e licenciou-se em Letras Anglo-Germânicas pela Faculdade Nacional de Filosofia. Durante o tempo em que permaneceu no Rio de Janeiro, atuou como docente na condição de professor de línguas. Ainda nesta cidade, o professor Bretas foi nomeado por concurso público para o exercício do cargo de postalista dos Correios e Telégrafos. Nesta condição, retornou para Goiás, vindo, posteriormente, a ocupar as funções de Chefe do Tráfego Postal e de Diretor dos Correios de Goiânia.
O retorno do professor Bretas a Goiás se deu em um momento histórico de importantes mudanças educacionais. Entre 1930 e 1945 todas as modalidades de ensino, começando pela educação hoje caracterizada como infantil até a educação de nível superior, passaram por significativas modificações. Os dados disponíveis indicam que a ação educativa do professor Bretas parece ter deixado sua marca em, praticamente, todos elas. Em 1928 Genesco Bretas ingressou no magistério como professor do Grupo Escolar de Caldas Novas, assumindo ainda por nomeação, o cargo de Secretário Geral desse município por quatro anos consecutivos.
Mas, foi a partir de 1942 que ele passou a atuar de forma mais efetiva na educação. Além de ter exercido o cargo de Secretário Municipal da Educação no governo do prefeito Hélio de Brito (1961-1966), foi um dos fundadores, talvez o mais importante, da Associação Goiana de Educadores (AGE), presidindo-a de 1950 a 1953. Pela sua reconhecida erudição participou, por dois mandatos, do Conselho Estadual de Educação. Entre 1948 e 1969, nosso homenageado dirigiu três reconhecidas escolas da rede pública de ensino de Goiânia: o Instituto de Educação (1948-1951); o Lyceu de Goiânia (1966-1969) e o Colégio de Aplicação da FE/UFG (1952-1960). Além das atividades administrativo-pedagógicas mencionadas, o professor Bretas atuou como docente em alguns colégios importantes das redes privada e pública de ensino de Goiânia, podendo ser, respectivamente, destacados: o Colégio Dom Bosco (1943-1948); o Colégio Santo Agostinho (1944-1952); o Instituto de Educação (1948-1966) e o Lyceu de Goiânia (1944-1969). No ensino superior, o professor Bretas atuou como docente na Faculdade de Filosofia da Universidade Católica de Goiás (1949-1962); na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras e, finalmente, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás de 1962, ano de ingresso nessa última IES, até sua aposentadoria, ocorrida em 1983.
Entre seus vários escritos sobre a educação, encontram-se o livro A História da Instrução pública em Goiás, publicado em 1990, e o livro Memórias de um botocudo publicado em 2001. O professor Bretas obteve grande reconhecimento e por isso recebeu várias homenagens ainda em vida. Segundo sua filha Maria Luíza, a quem as editoras da Educativa agradecem a cessão dos dados que possibilitaram a escrita dessas notas biográficas, em fevereiro deste ano, foi inaugurado o Colégio Estadual Genesco Ferreira Bretas em sua homenagem póstuma e, que muito esforço vem sendo realizado no sentido de torná-lo referência em matéria de ensino fundamental, médio e na educação de jovens e adultos. De seus bem vividos 96 anos, ele dedicou 54 à educação. E o fez como administrador, docente e historiador da educação, sonhando com paixão, segundo os que com ele conviveram, com uma educação pública de qualidade para todos. Os educadores e pesquisadores, que tomam a educação realizada em Goiás como objeto de suas preocupações, têm razão do orgulho que sentem quando se referem ao trabalho e à obra do professor Bretas. Um estudo detido e rigoroso da trajetória intelectual desse educador peculiar ainda está por ser feito. O professor Bretas desapareceu em 18 de setembro de 2007. (Nota bibliográfica sistematizada a partir de dados fornecidos por Maria Luíza Bretas. Goiânia, Março/2009). GENESCO FERREIRA BRETAS, de Caldas Novas, Goiás, 18.11.l9ll, escreveu também, "HISTÓRIA DA INSTRUÇÃO PÚBLICA EM GOIÁS"(1990), “MEMÓRIAS DE UM BOTOCUDO”(2002), sem dados biográficos nos livros. Com 16 anos de idade, foi nomeado Secretário Geral da Prefeitura Municipal de Caldas Novas. Nos anos seguintes, foi para Anápolis como Operador do Projetor de Cinema. Na década de 1930, foi para Uberaba, Minas Gerais. Seguiu para o Rio de Janeiro, onde viveu dez anos e ingressou nos Correios e Telégrafos. Fez curso de Madureza e depois concluiu o superior. Nesta época, foi professor de Oscarito. Retornando a Goiânia, tornou-se Professor de História da Educação e Filosofia, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Escritor, Pesquisador, Jornalista. Ensaísta, Historiador, Memorialista. Pensador, Ativista, Produtor Cultural. Literato, Cronista, Contista. Administrador, Educador, Ficcionista. Conferencista, Orador, Poeta. Divulgado nos livros ESTUDOS LITERÁRIOS DE AUTORES GOIANOS e ESCRITORES DE GOIÁS, de Mário Ribeiro Martins. Membro da Associação Goiana de Imprensa, da Associação dos Docentes da UFG, além de várias entidades sociais, culturais e de classe. Presente na ESTANTE DO ESCRITOR GOIANO, do Serviço Social do Comércio e no livro IMPRENSA GOIANA-DEPOIMENTOS PARA A SUA HISTÓRIA, de José Mendonça Teles e Alírio Afonso de Oliveira. Biografado no DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DE GOIÁS, de Mário Ribeiro Martins, MASTER, Rio de Janeiro, 1999. Foto: Arquivo da família.
Eduardo Bittencourt Moura
Um dia conheci um menino magro muito magrinho.Ele olhava para as pessoas do alto da sua inocência e deixava fluir brilhos no olhar, jorrando versos e poemas.
Esse menino cresceu, no seu silencio foi construindo seu castelo tendo na sua mãe uma guerreira que lhe ensinava os seus primeiros passos e um avô que era seu espelho de homem que ensinou que o orgulho do homem estava no ajudar o seu semelhante, que a sensibilidade era o toque dos poetas que enxergavam através da ótica humana, da pétala de uma rosa, do sofrimento humano e no sorriso de uma criança.
Esse menino cresceu estudou, escreveu, escreveu e um certo dia no ápice do seu silencio, deu um manuscrito do seu primeiro livro para sua mãe como presente de aniversário, “Dois contos de um Tempo". Depois não parou mais e foi uma sequência: "Gritos Noturnos, Psicoses Póstumas e Noites de Amores, e Sonhos Despedaçados". O menino tinha sede das palavras mesmo lutando contra a enfermidade deixou obras inéditas e no período adiantado da sua doença publicou "Retrato da Fé". O menino crescia a cada dia não descuidava da sua vida social, um estudante nota dez: "Dois cursos universitários, duas pós-graduações, Membro da Academia de Letras do Rio Quente e Membro da Academia de Letras de Caldas Novas, ele era o vice presidente, Delegado do CRECI de Caldas Novas, profissão que ele herdou do avô e da sua mãe, por sinal era um profissional exemplar".
Todos esses títulos era parte do seu segmento social em tudo que ele acreditava, no entanto nada disto mostrava sua dimensão de homem que ele era. O menino tornou-se homem e era amigos de todos, ele chegou no limite da imortalidade. O menino magro que um dia conseguiu construir a historia dos seus dias, tornou-se um gigante e venceu o seu tempo.
Hoje resta a memória do homem franzino que um dia foi um menino que conseguiu no seu silencio construir uma vida alicerçadas na rocha, não construiu castelos de areia, hoje ele é saudade, ele foi o menino que cresceu e destruiu os gigantes do orgulho, da vaidade, da mesquinharia, da falsidade. O menino foi e deixou um espaço na vida dos seus familiares e uma legião de amigos diletos com sentimento de orfandade. O Duduzinho se foi, não pertencia a este tempo, obrigado menino, durante toda minha vida aprendi com suas lições, sou grato a ti, vou continuar falando de você sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário